São José: Saiba onde descartar resíduos volumosos e entulhos no município

Local aceita móveis, eletrônicos, restos de obra, galhos, entre outros resíduos.

O serviço é gratuito e funciona de segunda a sábado, das 8h às 16h20. (Foto: Divulgação)

Situado no bairro Potecas, o Ponto de Coleta Voluntária (PEV) aceita materiais volumosos de diversos tipos, resíduos de poda, entulho e equipamentos eletrônicos. O projeto tem o objetivo de combater o descarte irregular de lixo em calçadas, terrenos baldios e leitos de rios em São José.
 
Dados mostram um crescimento nas descargas de resíduos, indicando que a população está cada vez mais consciente e engajada na correta destinação de seus resíduos. No período de janeiro a abril de 2024, por exemplo, o PEV atendeu a 3.362 munícipes e registrou um aumento significativo no número de caçambas utilizadas e no volume de resíduos recebidos.
 
Em janeiro, foram atendidos 816 moradores e 270 caçambas (5m³) foram utilizadas para receber 1.350 m³ de resíduos. Já em abril, o atendimento subiu para 889 moradores, com a utilização de 360 caçambas e a recepção de 1.800 m³ de resíduos.
“O descarte de lixo e recicláveis deve ser realizado de forma correta e o município disponibiliza os pontos de entrega voluntária (PEV), seja consciente e faça sua parte descartando de forma correta nos locais indicados”, explica o Superintendente da Fundação de Meio Ambiente, Michael Pedro Rosanelli.
 
O que pode ser descartado
 
O PEV recebe resíduos de construção civil provenientes de obras de reformas, reparos e demolições da construção civil, tijolos, blocos cerâmicos, concreto em geral, solos, rochas, metais, madeiras, forros, argamassa, gesso, telhas, pavimento asfáltico, papeis, papelões, vidros, plásticos, tubulações plásticas, fiação elétrica.
Também aceita resíduos volumosos, como móveis de MDF inservíveis, colchões e sofás usados, entre outros; material decorrente de poda e jardinagem, como folhas, galhos, pequenos troncos e afins.
 
O que não pode ser aceito
 
Não são aceitos resíduos vindos do processo de construção, tais como tintas, solventes, óleos, agrotóxicos e outros, ou aqueles contaminados ou prejudiciais à saúde, resultantes de demolições, reformas e reparos de clínicas radiológicas. Bem como telhas e demais objetos e materiais que contenham amianto ou outros produtos nocivos à saúde.
 
Local de entrega
 
O serviço é gratuito e funciona de segunda a sábado, das 8h às 16h20. O ponto de entrega é localizado na Rua João José Martins, s/nº, Potecas. O limite de descarte é de 1 metro cúbico por dia por domicílio (do tamanho de uma caixa d’agua de mil litros).


WhatsApp