São José: Prefeitura fecha o cerco contra a dengue no bairro Ponta da Baixo

Os trabalhos vão acontecer na Orla do bairro, o ponto de encontro será nesta terça-feira (23) às 8h30min, na frente a Orionópolis.

Primeira operação integrada no bairro Ponta de Baixo marca iniciativa do grupo intersetorial da Prefeitura. (Foto: Divulgação)

Após a Prefeitura de São José criar um grupo intersetorial para combater a dengue no Município, a primeira ação em conjunto ficou definida para esta terça-feira (23), no bairro Ponta de Baixo. O ponto de encontro será às 8h30min, em frente a Orionópolis, localizada na Rua Frederico Afonso, número 5568, bairro Ponta de Baixo.

A infraestrutura ficará responsável pelo recolhimento de materiais, enquanto a Secretaria de Saúde se concentrará nas visitas domiciliares, executada pelos agentes de endemias. As equipes farão a ação nas proximidades da Orla da Ponta de Baixo.

AÇÕES DE COMBATE

A Prefeitura de São José, como informado anteriormente, criou em janeiro um grupo intersetorial, com medidas para conter os criadouros do mosquito e prevenir a população da doença.

Cada secretaria terá funções definidas. A Assistência Social fica responsável a abordagem nas comunidades mais vulneráveis, para esclarecer, instruir e auxiliar as famílias; a Secretaria de Infraestrutura fará o recolhimento dos materiais, lixos e sucatas encontrados pelos agentes de endemias na cidade e nos terrenos baldios; a Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável auxiliará no descarte correto de pneus; a Secretaria de Educação promoverá ações educacionais de prevenção; a Secretaria de Comunicação divulgará medidas preventivas à comunidade; a Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos auxiliará na fiscalização e autuação dos imóveis que possam ter criadouros do mosquito. 

Mas, de acordo com a Secretaria de Saúde, é preciso reforçar que estas ações de prevenção e combate serão eficazes caso a população também faça o “dever de casa”, cuidando dos domicílios.

BALANÇO

De acordo com a Vigilância Epidemiológica em 2023, São José totalizou sete mil casos de dengue e quatro óbitos. Até 16 de janeiro deste ano, ocorreram oito casos, sem óbitos ou internações registradas. No entanto, segundo a diretora da Vigilância Epidemiológica, Katheri Zamprogna, se considerarmos o calor intercalado com as chuvas, um ambiente propício para o desenvolvimento do mosquito, é possível um aumento expressivo dos casos nos próximos meses no âmbito municipal, que acompanhará a realidade do Brasil.

Denúncia

Caso o cidadão encontre um foco do mosquito da dengue, pode entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde, pelo número 0800 645 9889. É importante que guarde o número do protocolo para acompanhar a resolução do caso.


WhatsApp