São José: Prefeitura conclui muro de contenção na Servidão Nelo, em Potecas

Intervenção foi realizada devido o perigo de desmoronamento e de quedas de veículos

O calçamento em lajota foi reforçado e foi adicionado um acréscimo de 80 centímetros no muro acima do nível da via para garantir a segurança dos moradores. (Foto: Divulgação)

O muro de contenção que a Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Infraestrutura, estava construindo na Servidão Nelo, em Potecas, foi concluído nesta sexta-feira (30). A obra, iniciada no dia 15 deste mês, foi realizada para dar mais segurança aos moradores da região e das pessoas que circulam pela área.
Rosemary da Silva Mariano, 38 anos, que reside há mais de 30 anos na base do muro, enalteceu a presteza da obra e a melhoria da segurança. “Aqui era muito perigoso, já chegaram a cair dois carros no nosso terreno, mas agora com essa obra podemos ficar mais tranquilos. Ficou muito bom e melhorou para todos”.
O secretário de Infraestrutura, Júlio Cezar da Silva, e o diretor da Defesa Civil de São José, Telson do Nascimento, estiveram no local verificando o início das obras e determinando a sua extensão. Parte do talude de um trecho da via acabou desmoronando devido às chuvas. Foram realizadas obras de escoramento do talude, assentamento da base e a construção de um muro em pedra argamassada com nove metros e três de altura.
“Essa intervenção é essencial para minimizar os riscos de deslizamentos e outros incidentes relacionados à topografia da região, proporcionando uma maior estabilidade ao solo e preservando a integridade da via”, destacou o secretário. O calçamento em lajota foi reforçado e foi adicionado um acréscimo de 80 centímetros no muro acima do nível da via para garantir a segurança dos moradores.
Travessa Osmar Lúcio
Paralelo a essa obra, a Secretaria da Infraestrutura também está concluindo a revitalização da Travessa Osmar Lúcio com a Rua Manoel Porto Filho, localizada no bairro São Luiz, mais conhecido como Morro do Avaí. No local já foi concluído o muro de contenção com 660 metros cúbicos de concreto e uma altura que varia de dois metros, no ponto mais baixo, até 12 metros.
Também foi concluída a pavimentação em concreto da via, que garantirá mais segurança aos motoristas e pedestres da via e, agora, a equipe da Infraestrutura trabalha para finalizar o calçamento da Travessa. “90% da obra está concluída, agora é somente o calçamento. A previsão é de mais 15 dias de obras, dependendo do clima”, detalha o engenheiro fiscal da Infraestrutura, Jairo Souza Cunha.


WhatsApp