São José: Em Foco Podcast entrevista o prefeito Orvino Coelho

Prioridade da gestão é a mobilidade urbana do município

Orvino e Décio Alves. (Foto: Divulgação)

O entrevistado do Em Foco Podcast da última semana foi Orvino Coelho D’Ávila, prefeito de São José. Natural de Urubici, pai de cinco filhos e avô de sete netos, possui uma trajetória política dedicada ao município, Orvino é formado Contabilidade e graduado em Direito pela UFSC. Foi eleito por 10 mandatos consecutivos e, com apenas 21 anos de idade, presidiu a Câmara Municipal por quatro biênios, exercendo no executivo como procurador concursado do município, Secretário da Susp, Secretário da Receita, Procurador Geral de São José e, ao longo de sua trajetória profissional, também atuou como presidente do Ceasa.

Questionado por Décio Alves, que conduz o programa, Orvino contou que não planejou eleger-se 10 vezes vereador, muito menos ter 11 mandatos. Ele relembra que foi em uma reunião no antigo Clube Primeiro de Junho onde estavam os principais líderes do MDB, que foi quando tudo começou. Por ter assinado com o MDB, perdeu o emprego e foi quando se envolveu de vez na política.

Experiente nos dois cargos, Orvino fez questão de enfatizar que o executivo é bem diferente do legislativo, com funções e responsabilidades bem distintas.

Para ele, São José cresceu desordenadamente e, por isso, hoje enfrenta sérios problemas de mobilidade urbana.

“Aquela região da Forquilhinhas hoje tem cerca de 100 mil pessoas. Se fosse uma cidade, estaria entre as 13 maiores, então estamos trabalhando na região para facilitar a vida da população neste sentido”, explica ele, afirmando que, agora, na prefeitura, sua prioridade é a questão da mobilidade e elegendo a Beira Rio como o trecho mais importante da cidade hoje pelos impactos econômicos e ambientais.

Ele afirma ainda que será feito ainda um corredor que vai da Antônio Jobim até o Cenirio Martins, seguindo para a alça de contorno, ligando até a Br-101. 

“Estamos saindo da Avenida Osório do Amaral, que é a Avenida das Torres, logo depois, vamos sair na João José Martins, abrir uma rótula lá para a entrada do Jardim Botânico, que hoje às 6 da manhã tem fila e depois ligar o Recanto da Natureza ao Lisboa 1. No final do Lisboa, vai ser feita uma ligação com a nova São José”, detalha.

Na última semana, Orvino recebeu na Univali de Itajaí o título de Prefeito Empreendedor. Sobre o tema, Décio quis saber se há algum projeto para instalar o transporte marítimo entre os municípios da Grande Florianópolis. Orvino revelou que a ideia sempre existiu, porém, tem sempre um entrave político ou burocrático que dificulta o andamento do projeto. Para ele, as mudanças de governo, de base política, acabam por atrapalhar projetos que demandam mais tempo para se desenvolver.

“Se você olhar bem, em 1977 o projeto da alça de contorno já existia. A única coisa que mudou foi aquele desarranjo que fizeram trocando o terreno onde saiu a Rodobens, por um lá no Maciambu, com a justificativa de fazer um presídio”, exemplifica, alertando também que o município, depois de tanto tempo, não irá aceitar que a Arteris inaugure o Contorno Viário parcialmente no final do ano, como está sendo divulgado.

Sobre a relação com a Câmara de Vereadores, Orvino afirma que a relação é muito boa, até porque ele foi um dos que passou mais tempo por lá, então, não poderia ser diferente, mesmo existindo uma oposição, que é algo muito natural. Mas todos trabalham em prol da cidade.

Com relação ao Governo do Estado, nenhuma verba para as obras em andamento foram repassadas ainda, atrasando as benfeitorias que se tem estudado para a cidade. Já da verba Federal há R$ 72 milhões em emendas, quantia que, mesmo pouco, é bem expressiva para o que se tem a fazer.

Para as próximas eleições, Orvino virá como candidato a reeleição, e disputou com Adeliana Dal Pont, que no pleito passado foi sua apoiadora no PSD. Recentemente, ela filiou-se ao PL e terá o apoio do Governador Jorginho Mello na campanha. Sobre este assunto, o atual prefeito de São José se disse tranquilo em ter feito sua parte e que Adeliana tem todo o direito de entrar na disputa também. 

Finalizando a entrevista, Orvino pontuou que será instalada uma Univali em São José, além da ampliação das áreas de lazer do município e que estudantes e idosos são questões muito sensíveis e que têm bastante atenção de sua gestão.

 


WhatsApp