Palhoça: Projeto "Arte e Movimento" é desenvolvido na rede municipal de educação

Desenvolver habilidades como equilíbrio, atenção e coordenação motora está entre os principais objetivos da iniciativa.

Nessa proposta de ensino, além da diversão o objetivo é desenvolver habilidades importantes como coordenação motora, equilíbrio, atenção, lateralidade e segurança. (Foto: Divulgação)

Na rede municipal de educação de Palhoça, os projetos e iniciativas que possibilitam às crianças e estudantes um aprendizado diferenciado e lúdico vem se consolidando como importantes ações pedagógicas desenvolvidas em diversas unidades de ensino.

Um bom exemplo é o projeto “Arte e Movimento”. A ideia da iniciativa surgiu pelo fato de as crianças serem bem ativas e gostam muito de brincar. Assim, nessa proposta de ensino, além da diversão o objetivo é desenvolver habilidades importantes como coordenação motora, equilíbrio, atenção, lateralidade e segurança.

De acordo com a professora de educação infantil Elizabeth Maria Pereira, a auxiliar de sala Lucimara Linhares e a professora educação especial Fernanda Vieira Martins, responsáveis pelo desenvolvimento do projeto que é realizado com o grupo de trabalho do 5B, “brincar é muito mais que se divertir, é explorar, se movimentar é se desenvolver”.

A participação das crianças superou as expectativas. Todas ficaram verdadeiramente encantadas com a vivência, pedindo para repetir diversas vezes. Sentadas no skate, em pé com o apoio das professoras, ou com o skate puxado na corda ou ainda, as crianças se aventuraram ao mesmo tempo em que produziam uma manifestação artística.

Conforme está descrito na base curricular da rede municipal “as crianças, desde cedo, descobrem o mundo com o corpo. Com o corpo, elas exploram o espaço e os objetos do seu entorno. Estabelecem relações, expressam-se, brincam e constroem conhecimentos sobre si, o outro, a sociedade e a cultura, tornando-se, progressivamente, conscientes das funções, das potencialidades e dos limites do corpo. Esta vivência possibilita o exercício das diferentes linguagens e a apropriação do conhecimento”.


WhatsApp