Palhoça: Prefeitura articula parceria para implantação de rotatórias e marginais na BR-282

Reunião na segunda-feira (31), com proprietários de imóveis, serviu para alinhar contratação de empresa para elaboração de projeto, que será executado pelo Dnit.

A proposta foi apresentada a cerca de 40 proprietários de imóveis em reunião realizada nesta segunda-feira (31), e a ideia foi aprovada por unanimidade. (Foto: Divulgação)

Em uma inciativa do prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia, foi organizada uma reunião com empresários e proprietários de imóveis localizados às margens da BR-282, no trecho entre a marginal da BR-101 e o entroncamento com o Contorno Viário da Grande Florianópolis, para a apresentação de uma proposta de parceria para a implantação de rotatórias e marginais nos dois lados da rodovia federal. A reunião aconteceu na tarde desta segunda-feira (31), no gabinete do prefeito.

 

O prefeito Eduardo Freccia esteve reunido, recentemente, com o deputado estadual Camilo Martins e com representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), e a autarquia federal sinalizou de forma positiva quanto à execução das obras, informando que há recursos disponíveis pra financiar a construção. 

 

Porém, para que o Dnit possa iniciar a licitação, é necessário apresentar um projeto consolidado. "O Dnit se colocou à disposição para resolver o nosso problema, eles têm recurso para aportar nesta obra, mas não têm projeto. Isso demora para licitar, para fazer o projeto e só depois iniciar a obra, e a gente tem pressa, porque corremos o risco de que aquele recurso hoje disponível para isso seja alocado em outra obra", destacou o prefeito. 

 

Para agilizar o processo, "ganhar" tempo e garantir a utilização dos recursos hoje disponíveis, a proposta foi que a iniciativa privada encomende o projeto que será apresentado ao Dnit. Assim, o processo é acelerado, pulando a etapa de licitação de projeto e antecipando a obra em cerca de 12 meses. 

 

A proposta foi apresentada a cerca de 40 proprietários de imóveis em reunião realizada nesta segunda-feira (31), e a ideia foi aprovada por unanimidade. 

 

Agora, uma empresa de consultoria será contratada pela iniciativa privada para desenhar o projeto, garantindo que todas as especificações da autarquia federal sejam respeitadas. Assim, tão logo o projeto seja aprovado, o Dnit já pode lançar a licitação para a execução da obra.

 

A proposta inicial é a de instalação de marginais nos dois lados da rodovia federal, com pistas duplas, totalizando cerca de 4 quilômetros (dois quilômetros para cada lado); e o posicionamento de duas rotatórias ao longo da via, melhorando a mobilidade urbana na região e trazendo maior competitividade às empresas instaladas ao longo daquele trecho da BR-282.


WhatsApp