Palhoça: Prefeitura apresenta resultados do mapeamento de áreas por meio de geoprocessamento em reunião com o Ministério Público

Durante o encontro foi demonstrado o sistema que permite uma integração múltipla entre fazenda, meio ambiente, saúde, defesa civil e assistência social.

Os dados do sistema serão disponibilizados ao Ministério Público. (Foto: Divulgação)

O geoprocessamento se consolidou como uma ferramenta de extrema importância para o desenvolvimento das cidades. Através do seu uso é possível avaliar cenários como o potencial de crescimento do município, as restrições de uso e ocupação de espaços urbanos, a eficácia das ações de preservação ambiental e o monitoramento de eventuais invasões e ocupações irregulares, dentre outro. Além disso, o sistema permite ao município realizar uma gestão muito mais eficiente no que se refere à identificação e gestão dos imóveis de sua propriedade.

Em Palhoça o sistema já vem sendo usado com bastante eficácia e, na última quinta-feira (22) os resultados do mapeamento de áreas por meio de geoprocessamento foi apresentado em reunião na prefeitura. Participaram do encontro o promotor de justiça do Ministério Público, Dr. José Eduardo Cardoso; o procurador do município, Dr. Felipe Linhares; e o secretário de fazenda, Pedro Paulo dos Passos Freitas (Pepê).

Durante o encontro, foi demonstrada a integração de soluções que o geprocessamento possibilita como o módulo ligado à Secretaria de Fazenda, responsável pela atualização do cadastro imobiliário e gerenciamento das áreas de propriedade do município; o módulo da defesa civil, que permite o acompanhamento das áreas de risco; o módulo da saúde, que contribui para a realização das ações dos agentes comunitários de saúde; e o módulo ligado à assistência social cujo objetivo é possibilitar um mapeamento das pessoas em situação de rua e a ocupação dos abrigos em caso de necessidade.

Além da apresentação, foi informado que os dados do sistema serão disponibilizados ao Ministério Público, promovendo uma transparência ainda maior nas ações realizadas pela prefeitura.

"A reunião foi muito produtiva. Ficamos realmente satisfeitos com a impressão positiva que o Dr. José Eduardo Cardoso, representante do Ministério Público, obteve com a apresentação dos nossos resultados. Além das novidades, também demonstramos a evolução da ocupação do território da cidade com imagens antigas e atualizadas, o que contribui para dimensionarmos ainda melhor o crescimento sustentável da cidade" enfatizou o secretário de Fazenda Pedro Paulo dos Passos Freitas (Pepê).


WhatsApp