Palhoça: Podcast aborda culinária ancestral da terra indígena Morro dos Cavalos

Segunda temporada do Alimentação Ancestral fala sobre saberes tradicionais e outros aspectos que envolvem a culinária ancestral dos Mbyá-Guarani.

Os próximos episódios irão se aprofundar no nhemongaraí, ritual realizado para que as crianças da aldeia ouçam seu nome verdadeiro pela primeira vez. (Foto: Divulgação)

O Portal Catarinas lançou neste 9 de junho, a segunda temporada do podcast Alimentação Ancestral: Comida Mbyá-Guarani. Os três episódios se concentram na Terra Indígena Morro dos Cavalos, em Palhoça, Santa Catarina, e abordam as relações entre comida, modo de vida, território e outros aspectos que envolvem a culinária tradicional dessa população. O podcast faz parte do "Alimentação ancestral: identidade cultural e mitologia na comida Mbyá-Guarani", projeto selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2022, executado com recursos do estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.
 

A temporada conta com entrevistas de Kerexu Yxapyry,  secretária de direitos ambientais e territoriais indígenas do Ministério dos Povos Indígenas; Kennedy Karai, liderança indígena e professor; Lucia Benites, Tereza Brizola, ambas mulheres indígenas Mbyá-Guarani; e Julio Mariano, rezador da comunidade. No podcast, os entrevistados compartilham seus saberes sobre os princípios que orientam toda a alimentação Mbyá-Guarani. Desde a mitologia do avaxi (milho considerado o "mestre das sementes"), passando pelos rituais realizados na aldeia, os ensinamentos dos guardiões da floresta e o respeito aos ciclos de reprodução da natureza.

Além disso, no quadro "Caminho das sementes", a/o ouvinte também irá conhecer a origem de alguns alimentos citados durante as entrevistas. Começando pelo milho, protagonista da maioria das receitas da comunidade.

O primeiro episódio, já disponível no Spotify e no Youtube com audiodescrição, fala sobre nhanderekó, o sistema de vida Guarani:


WhatsApp