Palhoça: Município é representada em missão do Sebrae na Espanha

Diretor executivo Diego Chierighini atendeu ao convite feito ao Inaitec e à Prefeitura e está em Barcelona.

(Foto: Divulgação)

O diretor executivo do Instituto de Apoio à Inovação, Ciência e Tecnologia (Inaitec), Diego Chierighini, está representando a instituição e a Prefeitura de Palhoça na Missão Técnica Epic Smart Cities Barcelona. A comitiva, que conta com diversos atores do ecossistema de inovação catarinense, já está na Espanha.

 

A missão foi organizada pelo Sebrae de Santa Catarina com a intenção para disponibilizar às governanças locais uma experiência de conexão com um dos melhores ecossistemas de inovação do mundo. “Foram ofertadas poucas vagas, e um dos convites foi feito para a Prefeitura de Palhoça e para o Inaitec, um reconhecimento pelo trabalho competente que estamos fazendo no fomento a empreendimentos que tenham essa característica de vanguarda, de modernidade, de criatividade, de tecnologias inovadoras”, celebra o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia. 

 

“O objetivo da missão é conhecer o ecossistema de inovação de Barcelona e nos conectarmos com ele. E também participar do maior evento de smart city do mundo”, conta Diego Chierighini.

 

Uma das atividades do grupo em missão na Espanha é a participação no congresso Smart City World Expo, que iniciou nesta terça-feira (7) e encerra na quinta-feira (9). O Smart City World Expo é considerado o maior e mais influente evento em inovação urbana do mundo. O congresso conecta líderes de companhias, governos e organizações mais inovadoras do planeta, com o propósito de impulsionar as cidades rumo a um futuro melhor.

 

Os participantes também estão fazendo visitas a universidades e empresas. Na terça-feira (7), a comitiva fez uma visita técnica à DFactory Barcelona, que tem como missão tornar Barcelona o centro de inovação 4.0 no Sul da Europa. Depois, visitou a Barcelona Tech City e o Barcelona Health Hub, um hub de inovação que conecta startups, organizações de saúde, empresas e investidores para promover inovação e saúde digital. Nesta quarta-feira (8), o dia começa com uma visita ao Consulado Geral do Brasil em Barcelona, onde os participantes terão a oportunidade de conhecer mais dados e oportunidades desse ecossistema. Em seguida, partem para o primeiro dia do congresso.

 

“É uma experiência única, para agregar novos conhecimentos, para consolidar aprendizados e para buscar inovações que possam alavancar ainda mais o ecossistema de Palhoça, que já efervescente, que já é reconhecido, que tem o Inaitec como grande referência e que tem chamado a atenção de diferentes atores neste universo do empreendedorismo”, avalia Diego.

 

A ação do Sebrae faz parte do programa Epic: o “E” vem de “ecossistema”, porque conecta pessoas, empresas e governos com os melhores ecossistemas de inovação do mundo e as mentes mais brilhantes; o “P” vem de “personalizado”, de acordo com cada cidade de destino; o “I” vem de “inovação”, porque, por meio de uma abordagem prática, combina educação, consultoria e inovação; e o “C” vem de “certificados”, porque as metodologias, frameworks e conteúdos são certificados pelo Global Innovation Management Institute, instituto de inovação mais reconhecido a nível mundial. 

 

“É um privilégio fazer parte deste programa e não tenho dúvidas dos resultados práticos. Talvez sejam imensuráveis, mas é inquestionável a contribuição que uma missão como esta vai acabar espalhando, quando retornar, nos diferentes polos de inovação de Santa Catarina. E o fato de Palhoça estar inserida neste contexto é gratificante demais para todos os envolvidos na administração municipal”, argumenta o diretor do Inaitec.


WhatsApp