Palhoça: Guarda Municipal celebra aniversário com evento no domingo (30)

Muitas atrações culturais e esportivas vão marcar o 7º ano de atividades da GMP.

O comandante também destaca que nesses sete anos a Guarda Municipal de Palhoça tem desenvolvido um importante trabalho de educação para o trânsito em escolas e entidades. (Foto: Divulgação)

A Guarda Municipal de Palhoça (GMP) está organizando um evento aberto à comunidade neste domingo (30), das 7h às 12h, nos lagos da Pedra Branca, para celebrar o aniversário de sete anos de atividades.

 

Dentro da programação do evento, está prevista a realização da Corrida 5K e do Desafio Pagará de mountain bike, duas provas já tradicionais nas festividades de aniversário da GMP.

 

Quem quiser se inscrever para a Corrida 5K, uma corrida de rua de 5 quilômetros pelas ruas da Pedra Branca, pode acessar este link!

 

E quem quer participar do Desafio Pagará de mountain bike, um "passeio" de 20 quilômetros pelas subidas desafiadoras do Morro do Pagará, tradicional circuito ciclístico da região, pode se inscrever neste link!

 

Outra atividade que sempre é levada ao evento e faz a alegria da criançada é a Escolinha de Trânsito, uma forma lúdica e educativa de familiarizar a criançada às leis do trânsito. Na Escolinha de Trânsito, é montada uma pistinha imitando uma via pública, com carrinhos que as crianças usam para percorrer o circuito, incrementado com sinalização de trânsito, faixa de pedestre e até semáforo, que abre e fecha.

 

Também fazem parte da programação de aniversário outras atrações, como apresentação musical, presença do Corpo de Bombeiros e dos policiais militares do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), além de mais uma mobilização da Diretoria de Bem-Estar Animal de Palhoça (Dibea) para a adoção de animais – no último sábado (22), a Dibea organizou uma Feira de Adoção no Shopping ViaCatarina, que resultou na adoção de sete cães resgatados em operações de combate aos maus-tratos.

 

 

Histórico

 

Em 27 de junho de 2016, a Prefeitura criou a Guarda de Trânsito de Palhoça, com a posse dos primeiros agentes aprovados em concurso público.

 

A função foi estabelecida pela Lei Complementar 184, de 11 de fevereiro de 2015. Os agentes precisam ter curso superior e têm uma jornada de trabalho semanal de 40 horas para desempenhar as funções previstas em lei.

 

Em 2020, a Lei 098 instituiu a Guarda Municipal de Palhoça, e a partir de janeiro de 2021, os agentes passaram por um treinamento específico para realizar as novas atribuições. O treinamento, pioneiro no país, foi realizado dentro da Universidade Corporativa da Polícia Rodoviária Federal (UniPRF).

 

Os agentes passaram a operar efetivamente como guardas municipais a partir de janeiro de 2022, com o encerramento do prazo de impedimento para a criação de novos cargos na administração pública imposto pelo Governo Federal dentro do Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus. 

 

Atualmente, o município conta com 31 agentes. "Seja como guardas de trânsito, no início do projeto, ou agora, como guardas municipais, nossos agentes têm se consolidado como os guardiões da ordem dentro do nosso município, agindo de diferentes formas e colaborando com as forças de segurança para que Palhoça seja um lar tranquilo e com qualidade de vida", comenta o secretário de Segurança Pública de Palhoça, Alexandre Silveira de Sousa.

 

 

Atuação

 

O comandante da Guarda Municipal de Palhoça, Tony Anderson, relembra que a GMP teve um papel de importante relevância no período da pandemia do coronavírus SarsCov-2, causador da Covid-19, ainda em 2020, quando somente as forças de segurança e as equipes de saúde estavam atuando. 

 

"Em 2021, com a chegada das vacinas, a GMP, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, fez uma força tarefa para escolta, armazenamento e logística para a aplicação da vacina na população palhocense", relembra. 

 

Em maio de 2022, a Guarda Municipal foi além das divisas do município, através de uma força tarefa em conjunto com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do município e do estado, atuando para minimizar os estragos causados por um fenômeno natural que deixou um rastro de destruição sem precedentes no município de Anitápolis. 

 

Já no último dia do mês de novembro, ainda em 2022, Palhoça foi atingida pela maior enchente de sua história, com um volume de chuva jamais registrado. "A GMP teve papel de destaque no resgate de famílias e no salvamento da bebê Yasmim. Tal feito foi reconhecido e foi motivo de Moção na Casa Legislativa municipal", recorda o comandante.

 

Pensando na segurança dos moradores no período noturno, a Guarda Municipal vem realizando a Operação Noite Segura. A intenção é a de cadastrar moradores em situação de rua, identificar criminosos em débito com a Justiça e coibir furtos e roubos. "A GMP vem intensificando rondas noturnas nos principais bairros de Palhoça. Um farto material utilizado para arrombamentos foi apreendido. Automóveis, motocicletas e bicicletas foram recuperados. Mais de duzentos moradores em situação de rua foram cadastrados e identificados", destaca Tony.

 

Nos anos de 2022 e 2023, a Guarda Municipal recuperou 9 automóveis, 14 motocicletas e 12 bicicletas, todos produtos de furto ou roubo no município. No mesmo período, 27 criminosos foram detidos e encaminhados pela GMP às autoridades competentes. 

 

Tony Anderson também relembra a atuação da GMP após a tragédia em uma creche em Blumenau, quando quatro crianças foram assassinadas, em abril deste ano. "Num momento de extrema fragilidade e comoção, em conjunto com a PM, com o Corpo de Bombeiros e com a Secretaria Municipal da Educação, numa força tarefa formada pela Prefeitura de Palhoça, nós nos empenhamos com força máxima para proteger e cuidar do que temos de mais precioso, a vida de nossas crianças", recorda. 

 

O comandante também destaca que nesses sete anos a Guarda Municipal de Palhoça tem desenvolvido um importante trabalho de educação para o trânsito em escolas e entidades. 

 

Além disso, também tem incentivado o esporte, através de passeios ciclísticos, provas de ciclismo e corridas de rua, organizadas ou não pela instituição. É o caso desta celebração de aniversário. "Continuaremos servindo e protegendo. Contem conosco", finaliza o comandante da GMP.


WhatsApp