Palhoça: Ensino da capoeira é valorizado na rede municipal de educação

Unindo esporte e arte, a capoeira faz parte da identidade cultural brasileira e apresenta grandes benefícios para as crianças e adolescentes na fase escolar.

Na rede escolar de Palhoça, a capoeira é uma diversão levada a sério. (Foto: Divulgação)

Entre as manifestações culturais que compõe a identidade brasileira, a capoeira é uma das mais queridas e admiradas. Com elementos de dança, luta, filosofia, musicalidade e arte, a capoeira é símbolo de resistência e uma parte viva da história do país.

Dentro do ambiente escolar, a capoeira promove importantes benefícios às crianças e adolescentes como o desenvolvimento da coordenação motora, o aprimoramento do senso cognitivo, o fortalecimento da autoestima, a sensação de superação de desafios e o respeito ao próximo.

Na rede escolar de Palhoça, a capoeira é uma diversão levada a sério. No CEI Hermon, localizado no bairro Madri, o professor Júlio Cesar, que é carinhosamente chamado pelas crianças pelo apelido de "Chocolate", une música e movimento nas rodas de capoeira e reforça a importância da construção e do fortalecimento das amizades.

"O educação das crianças e adolescentes precisa sempre abrir espaço para destacar os valores que compõe a nossa cultura. A capoeira é um elemento cultural muito importante em todo o território brasileiro e dentro do ambiente escolar ela agrega importantes valores no processo de aprendizado. Em Palhoça, nosso foco é sempre proporcionar uma educação plural que amplie os horizontes e traga novas vivências para a sala de aula", define o secretário de Educação, Gean Karlo Medeiros.


WhatsApp