Palhoça: Cartório do município ocupa 1° lugar em ranking dos melhores do Brasil

1º Tabelionato de Notas e Protestos, o Cartório Margarida, lidera ranking nacional de qualidade da Associação dos Notários e Registradores do Brasil

Cartório Margarida está na liderança do ranking. (Foto: Divulgação)

Dentre as 13 mil serventias existentes no País, o 1° Tabelionato de Notas e Protestos de Palhoça, o Cartório Margarida, está na liderança do ranking de qualidade nacional que acaba de ser divulgado pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR). Dos cinco cartórios que dividem o 1° lugar no Ranking de Qualidade Notarial e Registral 2023, quatro são de Santa Catarina: 1º Tabelionato de Notas e Protestos de Palhoça, 1º Ofício de Registro de Imóveis de Criciúma, 1º Registro de Imóveis de Joinville e 1º Tabelionato de Notas e Protestos de Títulos da Comarca de Içara.

O mapeamento é elaborado anualmente e traz as serventias que se destacam na qualidade, eficiência e segurança na prestação de serviços aos cidadãos. No total, são 10 cartórios do Estado integrando a publicação, lançada na última semana. O levantamento é feito com base em auditorias realizadas de forma independente pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER Brasil), com apoio da Corregedoria Nacional de Justiça.

“Essa publicação nos permite afirmar, com segurança, que a melhor prestação de serviço notarial e registral é de Santa Catarina. Um reconhecimento que faz jus a anos de investimento em formação de colaboradores, sistemas de tecnologia, digitalização, segurança jurídica e oferta de serviços on-line, que muitas vezes destacaram nosso Estado de forma pioneira, servindo de modelo para o restante do País”, comemora o presidente da Anoreg/SC, Otávio Guilherme Margarida, que também é titular do cartório de Palhoça.

Dois momentos são exemplos desse destaque no cenário nacional: em razão do elevado processo de informatização das serventias, o Estado foi o primeiro a implementar o Selo Digital Verificador, que assegura a autenticidade dos documentos emitidos nos cartórios, com consulta on-line. No início da pandemia da Covid-19, em 2020, quando o atendimento presencial estava suspenso pelo regramento sanitário, Santa Catarina foi o primeiro Estado a realizado a escrituração de um imóvel por videoconferência, em plataforma segura e modelo que acabou sendo adotado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para todo o País.

OS CARTÓRIOS QUE SÃO DESTAQUE NACIONAL

1º Lugar (pontuação empatada):
1º Tabelionato de Notas e Protestos de Palhoça  - Cartório Margarida (SC)
1º Ofício de Registro de Imóveis de Criciúma (SC)
1º Registro de Imóveis de Joinville (SC)
1º Tabelionato de Notas e Protestos de Títulos da Comarca de Içara (SC)

2º Lugar: 2º Registro de Imóveis de Balneário Camboriú (SC)

9º Lugar: 1º Tabelionato de Notas e Protestos de Balneário Camboriú (SC)

13º Lugar: Registro de Imóveis de Barra Velha (SC)

16º Lugar: Tabelionato de Notas e Protesto de Títulos da Comarca de Urubici (SC)

23º Lugar: Tabelionato de Notas e Protesto de Títulos de Jaguaruna (SC)

27º Lugar: 3º Ofício de Registro de Imóveis de Joinville (SC)


WhatsApp