Palhoça: Carro com GNV explode e fecha viaduto na Grande Florianópolis

Bombeiros aguardam perícia para determinar se o incêndio tem relação com o kit GNV instalado no veículo.

Carro com GNV pegou fogo em viaduto em Palhoça. Fogo já foi controlado e veículo, recolhido. (Foto: Divulgação)

Na tarde desta segunda-feira (19), um carro pegou fogo no viaduto de acesso ao bairro Passa Vinte, em Palhoça, na Grande Florianópolis. O veículo, modelo Volkswagen Gol, tinha um kit GNV instalado.

 
Nenhuma pessoa ficou ferida, sendo os danos apenas materiais. O acesso ao viaduto ficou temporariamente fechado enquanto o Corpo de Bombeiros apagava as chamas e recolhia o carro.

Segundo a PRF (Polícia Rodoviária Federal), o incêndio foi causado por um defeito mecânico no veículo. No entanto, os policiais informaram que apenas uma perícia especializada poderá determinar a real causa do incêndio e estabelecer se há relação entre a explosão e o kit GNV.

 

Carros com kit GNV têm maior risco de pegar fogo?

GNV significa Gás Natural Veicular. Ele normalmente é seguro, desde que sejam respeitadas as regras de segurança para a instalação do kit e sua manutenção.

O kit GNV consiste em um cilindro, geralmente no porta-malas, que permite que o veículo atinja velocidades maiores. O carro mantém tanque original de combustível (gasolina ou etanol) e o gás natural é utilizado em momentos de aceleração.

O gás natural é um composto altamente inflamável e, por isso, a instalação incorreta ou a falta de manutenção do kit podem trazer grandes riscos de explosões.

Os veículos com kit GNV instalado precisam estar nos conformes da Lei Federal 16.649/2018 e da portaria nº 122/2002 do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Além disso, somente empresas licenciadas pelo Detran e acreditadas pelo Inmetro podem realizar a instalação do kit. Após a instalação, o dono do veículo recebe um CSV (Certificado de Segurança Veicular) que deve ser renovado anualmente mediante uma nova inspeção.


WhatsApp