Florianópolis: Jornalista da capital lança livro sobre cabelos brancos, padrões de beleza, autoestima e medo de envelhecer em mulheres

Em “Sem tinta”, Camila Balthazar aborda a revolução que aconteceu no mundo após muitas mulheres pararem de tingir os fios. Lançamento será no dia 29 de novembro, no Porão Delfino146, em Florianópolis.

A nova obra de não ficção de Camila é lançada pela editora Paraquedas, selo de publicação da Claraboia. (Foto: Divulgação)

“E se eu parasse de pintar o cabelo?”. A partir desse pensamento, a jornalista e escritora Camila Balthazar (@camila.balthazar) fez da sua transição para o grisalho o ponto de partida para investigar por que o branco parecia ser a única cor proibida para os fios das mulheres. Suas descobertas estão no livro “Sem tinta”, que será lançado no Porão Delfino146 no dia 29 de novembro, às 19h, em Florianópolis. 

O evento terá sessão de autógrafos e uma conversa com a terapeuta Telma Lenzi, além de show com Luiz Sebastião no violão sete cordas, Alexandre Damaria na percussão, com a cantora Bárbara Damásio e participação especial de Iva Giracca, violinista da Camerata Florianópolis que também foi entrevistada no livro. A entrada é gratuita. 

Ao longo de 232 páginas, a autora mostra por que os questionamentos vão muito além da simples decisão sobre a cor dos cabelos. Após pesquisar sobre padrões de beleza e envelhecimento, estudar sobre a história das tinturas e entrevistar mais de trinta mulheres – cientistas, psicólogas, cabeleireiras, grisalhas famosas na internet e até uma rabina –, a autora evidencia como o grisalho atravessa tanto questões de gênero, raça e classe social, como de saúde, feminismo e etarismo. Entre as mulheres entrevistadas na obra estão Carla Scanavez, PhD em cabelos pela Unicamp e pesquisadora da Natura; Marina Richena, doutora em química pela Unicamp e pesquisadora da AgResearch; e Maria Valéria Robles Velasco, pesquisadora e professora do departamento de cosmetologia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP.

A nova obra de não ficção de Camila é lançada pela editora Paraquedas, selo de publicação da Claraboia. O texto da orelha é assinado por Adriana Ferreira Silva, também jornalista e escritora. 

Sobre Camila Balthazar

Nascida na Bélgica em 1984, Camila Balthazar viveu mais de 10 anos em São Paulo, onde fez pós-graduação em jornalismo literário. Desde o início da pandemia, voltou a viver em Florianópolis, onde passou a maior parte da infância e da adolescência. Ao longo da vida, Camila também já morou em uma cidade rural do Kansas, nas montanhas da Califórnia e na Cidade do México, onde fez a primeira entrevista que mudou a forma como passou a olhar para o jornalismo.

Camila também publicou “BIO 50 CEOs”, escrito a partir de entrevistas com algumas das maiores lideranças do Brasil e do mundo, e escreveu dezenas de livros sob encomenda com histórias corporativas e familiares. Atualmente, está à frente da Casa B, empresa que reúne jornalistas especialistas em dar voz às ideias de líderes de grandes empresas.


WhatsApp