Florianópolis: Dia congelante, capital registra a menor temperatura dos últimos 8 anos

Florianópolis amanheceu com frio intenso nesta terça-feira e este já é considerado o dia mais gelado da capital catarinense desde 2016.

Florianópolis tem o dia mais frio em oito anos, segundo o Inmet. (Foto: Germano Rorato/ND)

Florianópolis experimentou seu dia mais frio do ano nesta terça-feira (13). Às 7h, os termômetros da Capital marcaram 5,5°C , segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Este já é considerado o dia mais frio da cidade nos últimos oito anos.

 

Foi a terceira menor temperatura entre as capitais do Brasil, ficando atrás apenas de Curitiba (PR), com 1,3 °C, e Porto Alegre (RS), que registrou 4,2°C.

O menor registro da última década em Florianópolis foi em junho de 2016, com 2,7 °C, conforme o Inmet. Este ano, a temperatura mais baixa havia sido em 1º de julho, quando os termômetros marcaram 6,4 °C.

 

Frio intenso atinge a Serra catarinense, que registra geadas

Enquanto Florianópolis enfrentava seu frio mais rigoroso do ano, a Serra catarinense registrou temperaturas ainda mais baixas. Em Urupema, a mínima chegou a -6,47 °C, tornando-se a cidade mais fria do Estado neste dia.

 

Além disso, São Joaquim, outra cidade da mesma região, apresentou uma geada intensa. A vegetação da cidade ficou coberta por uma fina camada de gelo, pintando de branco a paisagem do município. Os termômetros atingiram mínimas de -3,79 °C.

Ciclone extratropical em alto mar e ondas de até 6 metros

Além das baixas temperaturas, o dia em Santa Catarina foi marcado pela presença constante do sol. Porém, as máximas não ultrapassam os 20 °C em todo o Estado.

 

Um ciclone extratropical distante da costa influenciou as condições marítimas. O Inmet alerta para risco de ressaca e ondas de até 6 metros em alto mar nesta terça-feira. Na região da Grande Florianópolis, o mar permanece agitado, com ondas entre 2,5 e 3,5 metros, e picos de até 4 metros.


WhatsApp