Estado: Valério Juvenal Silva, da Marmoraria Biguaçu é o entrevistado da semana no Em Foco Podcast

Empresário falou sobre o início de sua empresa e sua relação com o associativismo.

Valério também foi presidente da CDL de Biguaçu e, hoje, é presidente da Acibig, na gestão 2024 a 2026. (Foto: Divulgação)

O entrevistado desta semana do Em Foco Podcast é o empresário Valério Juvenal da Silva. Natural de Florianópolis, ele é casado, pai de dois filhos e é proprietário da Marmoraria Biguaçu. Valerio tem vasta experiência profissional na indústria e comércio de superfícies sólidas, como mármores e granitos e realizou obras importantes, como Costão do Santinho, Beiramar Shopping, Iguatemi e One Tower (prédio mais alto da América Latina).
Durante a carreira, já participou do Rotary de Biguaçu e foi presidente da CDL (2003-2009 e 2022-2023) e da ACIBIG (2012-2014). Assumiu novamente em fevereiro a presidência da ACIBIG, para a gestão 2024/2026.
“Apesar de ter nascido em Florianópolis, toda a minha raiz, toda a minha experiência profissional, tudo que trabalhei sempre foi em Biguaçu. Minha família é daqui, meus pais são do interior de Biguaçu, então tenho um laço muito forte com a cidade”, comenta. 
Há 36 anos, o pai de Valério deu início à Marmoraria que, hoje, é comandada por ele. Nas folgas da aula, aos 12 anos, ele já ia para a loja ajudar o pai, que decidiu abrir o negócio por perceber que a demanda na região crescia, mas as empresas não davam conta de atender. 
O empresário lembra que a Marmoraria decolou de vez quando realizou a obra do Beira Mar Shopping, em Florianópolis, uma obra considerada por ele muito grande para eles na época.  
Com a saída do tio que cuidava da parte administrativa, quem acabou tendo que fazer esta função foi Valério e, com o tempo, admite ter criado maturidade e experiência para lidar com as situações que, até então, eram novidades para ele.
“Hoje quem toca a empresa sou eu e minha esposa, Patrícia, com quem estou há 17 anos. Costumo dizer que somos sócios na empresa e na vida porque, hoje, quando chegamos em casa, nossas histórias sobre o dia são as mesmas. Mas posso dizer que, agora, encontramos um ponto de equilíbrio”, conta. 
Sobre o crescimento da cidade e, consequentemente, o de números de concorrentes para o seu negócio, Valério acredita que eles podem ser seus maiores concorrentes e explica que o negócio do pai influenciou cerca de 40 outras empresas na região, contando, inclusive, com as dos parentes que enveredar pelo mesmo ramo.
Entre as dificuldades do negócio, o empresário enfatiza que a falta de mão de obra é um dos maiores entraves, já que a matéria prima chega ao mercado cada vez com mais qualidade e mais possibilidades de utilização.
Atualmente, a Marmoraria Biguaçu tem parceria com diversos grupos e construtoras, incluindo as de Balneário Camboriú, onde os jogadores Neymar e Cristiano Ronaldo têm empreendimentos. 
Valério também foi presidente da CDL de Biguaçu e, hoje, é presidente da Acibig, na gestão 2024 a 2026. 
“ A Acibig me deu uma carga de exigência e pressão para que fizesse algo pela cidade e pela sociedade. Como peguei uma época de eleição, tive que ser mais cauteloso para não pensarem que havia parcialidade política dentro da associação”, conta, afirmando que fez questão de levar o know how e o nome de sua empresa para os desafios do associativismo.


WhatsApp