Estado: Seminário em Santa Catarina Aborda Atenção à Saúde de Pessoas com Doenças Raras

Evento promovido pela Comissão de Saúde da Alesc e Secretaria do Estado da Saúde busca aprimorar o cuidado e a identificação das doenças raras.

O evento contará com uma série de palestras proferidas por profissionais de destaque no campo médico, acadêmico e governamental. (Foto: Divulgação)

Nos dias 22 e 23 de agosto, das 08h às 18h, o auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, será o palco para um importante encontro na área da saúde. O Seminário de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Raras será realizado em uma parceria entre a Comissão de Saúde da Alesc e a Secretaria do Estado da Saúde, com o objetivo de discutir a importância do cuidado e da atenção básica para as pessoas acometidas por doenças raras .

Essas doenças, devido à sua raridade, muitas vezes enfrentam desafios que dizem respeito a diagnóstico, tratamento e apoio adequado. Com o intuito de lançar luz sobre essas condições complexas e muitas vezes negligenciadas, o seminário reunirá especialistas, profissionais de saúde, pacientes e suas famílias.

O evento contará com uma série de palestras proferidas por profissionais de destaque no campo médico, acadêmico e governamental. O foco das palestras abordará as características das doenças raras, os desafios que os pacientes enfrentam no sistema de saúde e a importância da atenção básica na identificação precoce dessas condições. 

De acordo com o deputado Neodi Saretta, presidente da Comissão de Saúde da Alesc, este seminário tem como objetivo unir esforços para promover uma abordagem mais eficaz e coordenada no cuidado das pessoas com doenças raras em Santa Catarina. "O seminário representa um passo importante nessa direção, ao fornecer uma plataforma para a troca de conhecimentos, experiências e ideias entre os diversos setores envolvidos. Com o compromisso conjunto da Comissão de Saúde da Alesc e da Secretaria do Estado da Saúde, espera-se que os resultados desse evento possam influenciar positivamente as políticas e práticas de saúde relacionadas a essas condições e exigentes", ressalta Saretta que participará da abertura do seminário.


WhatsApp