Estado: Prisão decretada, Alexandre de Moraes manda prender Allan dos Santos e Oswaldo Eustáquio

Segundo a Polícia Federal, os blogueiros usavam as redes sociais para ameaçar policiais que atuam em investigações contra Jair Bolsonaro; ambos estão foragidos.

Prisão de Allan dos Santos e Oswaldo Eustáquio foi determinada nesta quarta-feira (14). (Foto: Reprodução/Internet/ND)

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, determinou nesta quarta-feira (14) a prisão de Allan dos Santos e Oswaldo Eustáquio. A investigação aponta que os blogueiros usavam as redes sociais para atacar contra a democracia. Ambos são considerados foragidos da Justiça e estão fora do país.

Conforme os investigadores, Allan dos Santos está nos Estados Unidos e Oswaldo Eustáquio na Espanha. Allan é investigado pelos crimes de obstrução de justiça, ameaça e crimes contra a honra. Oswaldo é investigado por corrupção de menores, já que estaria utilizando o perfil da filha para fazer postagens nas redes.

Casa de Oswaldo Eustáquio foi alvo de busca da PF

Na manhã desta quarta-feira, a Polícia Federal realizou uma operação na casa da esposa de Oswaldo Eustáquio, em Brasília.  A operação teve o apoio da  PMDF (Polícia Militar do Distrito Federal) e do Conselho Tutelar. Sandra Mara, sua esposa, e Marina, sua filha, tiveram suas redes sociais bloqueadas e o celular da filha foi apreendido.

 
Operação da Polícia Federal foi feita com viaturas à paisana – Foto: Reprodução/Internet/ND

Segunda a investigação, Oswaldo utilizava o perfil de sua filha menor de idade no X para expor e intimidar policiais federais e seus familiares, que atuam em inquéritos no STF contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

A ideia do blogueiro, segundo a Polícia Federal, era ocultar a autoria de postagens criminosas, valendo-se do fato de que, por se tratar de um perfil de uma menor de idade, eles não seriam punidos pelas publicações.

A filha de Eustáquio já havia sido alvo de bloqueio de contas bancárias, também emitido por Moraes. O ministro alegou, em dezembro de 2023, que a conta da filha estava sendo utilizada para enviar dinheiro para o blogueiro no exterior.

O blogueiro é considerado foragido da justiça desde dezembro de 2022, quando teve prisão decretada no inquérito sobre atos antidemocráticos.

Operação Disque 100

operação foi batizada de “Disque 100“, em referência ao Disque Direitos Humanos, serviço de utilidade pública do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, voltado para denúncias de violações de direitos.

O Disque 100 é o principal canal de denúncias que atingem populações em situação de vulnerabilidade social, como crianças e adolescentes.


WhatsApp