Estado: Em maio, Santa Catarina teve a maior demanda por crédito entre os estados do Sul, revela Serasa Experian

Avanço foi de 5,1%; Serasa Experian auxilia empreendedores a tomarem crédito com responsabilidade.

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. (Foto: Divulgação)

 

De acordo com o Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian, em maio, a busca das companhias catarinenses pelo recurso financeiro teve a maior representatividade em todo o Sul, com crescimento de 5,1% em comparação com o mesmo mês de 2022. Já o estado do Rio Grande do Sul foi o único a marcar queda, de 0,1%. Confira no gráfico abaixo os dados completos da região:

 
 

Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a demanda das empresas por crédito deverá reagir na medida em que a retomada do crescimento econômico ficar mais evidente e as taxas de juros começarem a ceder. "O crédito é um importante aliado no crescimento das companhias, mas diante da atual taxa de juros imposta pelo Banco Central, ele não tem se mostrado atrativo para os empreendedores, que preferem adiar, por enquanto, a busca por crédito".

Cenário nacional aponta estabilidade 

Na análise geral, considerando todos os estados, a busca dos CNPJs por linhas de crédito apresentou estabilidade em maio, marcando um tímido crescimento de 0,1% na comparação com o mesmo mês de 2022. Dentre as Unidades Federativas (UFs) do país, Mato Grosso e Santa Catarina foram destaque, enquanto Alagoas e Amapá tiveram os menores índices. Veja o detalhamento por UF no gráfico abaixo:

 
 

No recorte por setores, "Serviços" e "Demais" expandiram em 1,3% e 4,1%, respectivamente. Enquanto os segmentos de "Indústria" e "Comércio" marcaram retração de 0,9% e 1,3%.

Médias empresas foram as únicas a registrar baixa

Ainda em maio deste ano, a análise por porte das companhias revelou que as "Médias" foram as únicas a expressar um resultado negativo (-2,2%). As "Micro e Pequenas" mostraram estabilidade (0,1%), enquanto as "Grandes" aumentaram em 8,5% a aquisição de empréstimos empresariais.

Tomada de crédito com responsabilidade auxilia sobrevivência das empresas 

Os motivos que levam as empresas a tomar crédito são inúmeras: abrir, de fato, o negócio, ter capital de giro, fluxo de caixa ou apenas realizar um investimento ou melhoria. Para que esse processo seja seguro e não deixar virar um problema em função da incapacidade de pagamento, a Serasa Experian dispõe de produtos e serviços que auxiliam os empreendedores no processo: serviços de monitoramento de CNPJ, ferramentas de renegociação de dívidas e um blog com conteúdo rico e esclarecedor. Clique aqui e saiba mais!

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de cerca de 1,2 milhão de CNPJ consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CNPJ consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre as empresas e as instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica, setor e porte.


WhatsApp