Estado: Em Foco Podcast entrevista Emerson Araújo

Empresário é proprietário do Emporium Grill Restaurante, em Biguaçu.

Agora, mais recentemente, Emerson está ingressando no meio político e irá concorrer ao cargo de vereador da cidade. (Foto: Divulgação)

Esta semana o entrevistado do Em Foco Podcast é o empresário, proprietário do Restaurante Emporium Grill, de Biguaçu, Emerson Araújo.
Nordestino, ele está há 15 anos em Santa Catarina, e seu primeiro emprego foi no Beiramar shopping, onde vendia sucos e calzones. Percorreu diferentes trajetórias profissionais até se tornar empreendedor. Hoje, seu restaurante está com 8 anos de história, oferecendo não apenas alimentação de qualidade, mas também uma experiência única para os clientes de segunda a sábado. 
Emerson também já foi diretor da Associação Empresarial de Biguaçu (Acibig) e do CDL e, este ano, colocou seu nome à disposição como pré-candidato a vereador nas eleições de outubro.
 
Natural de Campina Grande, na Paraíba, Emerson cresceu em uma fazenda, com os avós e, como em toda cidade pequena, todos se conheciam. Na escola, todos os professores conheciam os pais dos alunos e vice-versa. 
O avô de Emerson era empreendedor e foi responsável por levar a internet para a cidade onde moravam, sendo o exemplo de toda a família. Sua mãe, que era analfabeta, seguiu o mesmo caminho, vendendo lingerie. 
“A minha mãe, teve uma época que ela só trabalhava com ouro. Ela parou de vender lingerie para trabalhar com joias de ouro 18 quilates. Com toda a simpatia que tinha, ela cativava os clientes e os atendia sempre muito bem e, assim, ela prosperou”, orgulha-se. 
Emerson conta que seu primeiro casamento foi aos 14 anos com uma namorada de 21, que estava terminando a faculdade. Muito tímido, decidiu fazer cursos para se desenvolver tanto pessoal quanto profissionalmente. 
Enquanto ainda estudava, a esposa de Emerson passou em um concurso aqui em Santa Catarina, e eles decidiram se mudar para cá, onde estão há 15 anos.  
Em seu primeiro emprego aqui, Emerson foi vender chope e calzone no Beira Mar Shopping, em Florianópolis. De lá, saiu para trabalhar como vendedor da Carioca Calçados, foi quando começou a se destacar no ramo e, em oito meses, foi promovido a gerente. 
“Com meu trabalho lá, fui recebendo gratificações, premiações, e eu sempre tive um desejo de conhecer outros lugares, outras culturas e outros povos. Foi quando fiz minha primeira viagem para a Europa e, aí, percebi que queria fazer aquilo mais vezes. Desde então, visitei muitos lugares incríveis, um buncker da segunda guerra mundial, no sul da França. Fiz travessia do Canal da Mancha, França e Inglaterra de navio, assisti ao jogo do Barcelona, fui na Austrália, fui para os Estados Unidos e conheço quase toda América do Sul, de ponta a ponta”.
 
Enquanto trabalhava na carioca, Emerson recebeu uma proposta da Stúdio Z, em São José. Ficou um tempo como supervisor de cartão de crédito, mas sempre teve vontade de empreender e ter seu próprio negócio. 
Fazendo pesquisas na internet, ele encontrou o ponto onde hoje fica seu restaurante, Emporium Grill, em Biguaçu, para onde mudou-se e mora até hoje.
“Como não tinha tantos recursos, eu mesmo pintei o espaço, fiz algumas coisas, dei um jeito, montei o restaurante e comecei a minha jornada no empreendedorismo”, lembra ele. 
Além do restaurante, Emerson tem outras atividades, como o Café com Líderes que ele promove mensalmente para conectar lideranças, trocar experiências e promover um network. O encontro começou a render frutos e os workshops que acontecem durante já foram promovidos em diversas cidades de Santa Catarina e até fora do Estado, como São Paulo e Brasília.
Ele também iniciou no núcleo jovem da Acibig e, depois, tornou-se diretor da entidade.
Agora, mais recentemente, Emerson está ingressando no meio político e irá concorrer ao cargo de vereador da cidade.
“Nós estamos do lado da capital do Estado, aeroporto ao lado, nós estamos do lado de São José, Palhoça, Florianópolis. Acredito que Biguaçu precisa se desenvolver mais, precisa ter pontos turísticos que realmente atraiam pessoas para dentro do nosso município. A gente precisa ter mais empresas de grande porte dentro do município para gerar mais emprego, renda e, consequentemente, mais impostos para a prefeitura desenvolver seu trabalho em prol da comunidade”, explica.


WhatsApp