Estado: E3 UFSC recebe apoio da Quantum Engenharia para participar do Shell Eco-marathon Brasil

Edição de 2024 do evento ocorre no Píer Mauá, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

A equipe E3 UFSC está no Rio com seu protótipo 100% elétrico, participando do Shell Eco-marathon Brasil. (Foto: Divulgação)

Com a proposta de apoiar o conhecimento, a inovação e a sustentabilidade, todos os anos jovens de todo o mundo são desafiados a pensar, desenhar e construir protótipos de carros ultraeficientes para a Shell Eco-marathon. E a etapa brasileira da competição 2024 acontece de 28 a 30/08, no Pier Mauá, no Rio de Janeiro (RJ), reunindo centenas de universitários do Brasil e de países como Bolívia, Colômbia, México e Peru. Entre eles, a equipe E3 UFSC, que conta com o apoio de diversas empresas, como a Quantum Engenharia.

 

Nesta temporada, os catarinenses competirão com um protótipo veicular ultraeficiente 100% elétrico. Para isso, contam com apoio de empresários. "Nossos parceiros são essenciais para a realização dos nossos projetos. Não só com o apoio material mas, também, com conhecimento técnico e apoio para irmos cada vez mais longe", salienta o capitão da equipe, João Pedro Grolli. "O apoio de todos os nossos parceiros foi o que nos permitiu realizar o projeto do carro deste ano", completa. Se eles vencerem, irão para a etapa Américas, nos Estados Unidos. 

 

A Quantum Engenharia, referência em energia solar fotovoltaica, subestações e iluminação pública, é uma das apoiadoras do projeto. A empresa auxiliou os estudantes na compra dos uniformes e com despesas para a viagem ao Rio de Janeiro, bem como colaborou na pesquisa e criação de uma máquina de reciclagem de plásticos do projeto Precious Plastic, que hoje é executado em paralelo, mas que, futuramente, terá os materiais produzidos aplicados na confecção de produtos e peças para os próximos carros da equipe.

 

“A Quantum é uma empresa de engenharia, então é muito empolgante apoiar jovens talentos com projetos desafiadores como este”, salienta o diretor-presidente da Quantum Engenharia, Gilberto Vieira Filho. “Nós priorizamos a sustentabilidade e todos os seus desdobramentos quanto aos aspectos sociais, ambientais e culturais, que integram os princípios ESG. É uma cultura nossa trabalhar pela formação de uma sociedade mais justa e inclusiva. Ao apoiarmos os jovens da E3 UFSC, estamos reforçando esse propósito”, finaliza Gilberto.

 

E3 UFSC já coleciona premiações

 

Formada em 2009 por estudantes de vários cursos da Universidade Federal de Santa Catarina, a E3 UFSC busca desenvolver soluções e implementar tecnologias voltadas à eficiência energética colaborando para o desenvolvimento sustentável. E já colecionam prêmios. Em 2021 e 2022, por conta da pandemia, participaram de uma série de competições on-line, saindo vencedores do PTF Descarbonising the Home (nível mundial), além de conquistarem o 2° lugar no OFF-Track de inovação técnica (nível continental). 

 

Em 2017, no Rio de Janeiro, foram os campeões do Shell Eco-marathon Brasil categoria gasolina, quando atingiram 525,7km/L, estabelecendo um novo recorde latino-americano. Também conquistaram o 2º Lugar no Shell Eco-marathon Brasil 2018 e o 3º Lugar no Shell Eco-marathon Brasil 2016, ambos na categoria gasolina.

 

Shell Eco-marathon surgiu de uma aposta

 

Com disputas em etanol, bateria elétrica, gasolina e hidrogênio, o Shell Eco-marathon mobiliza centenas de universitários para responderem aos desafios do futuro da energia. Um importante projeto que surgiu de uma aposta entre funcionários da Shell, em 1939, para ver quem conseguiria ir mais longe usando a mesma quantidade de combustível. Entretanto, a competição foi lançada oficialmente apenas em 1985. 

 

Atualmente, o programa disponibiliza uma plataforma para equipes de ensino médio e universitários explorarem todos os aspectos de design e tecnologia, usando o que chamamos de habilidades STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) para construir seus próprios carros ultra eficientes em termos de energia e, em seguida, levá-los para competir na pista.


WhatsApp