Estado: Anúncios online ajudam a mudar o comportamento do consumidor brasileiro

Ferramenta democratiza o acesso ao marketing a milhões de lojas virtuais e influência na decisão de compradores.

A principal arma nesta batalha são os anúncios on-line, que oferecem uma combinação de alcance, segmentação e mensuração, permitindo que as empresas se conectem de maneira mais eficaz com seus potenciais consumidores. (Foto: Divulgação)

Que a internet mudou o comportamento dos consumidores é um fato. O que chama a atenção é a velocidade dessa mudança: 48% dos brasileiros com acesso à internet já fazem mais compras on-line do que em lojas físicas, aponta o relatório Comportamento do Consumidor do Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil), publicado no fim de 2023.
Os novos hábitos impulsionam o avanço constante do comércio eletrônico no país, que cresceu 10% no ano passado e movimentou R$ 185,7 bilhões.   "Estamos vivendo uma verdadeira revolução digital no Brasil. As empresas que não se adaptarem a essa nova realidade correm o risco de ficar para trás", afirma Tiago Tessmann, especialista em marketing digital, sócio da agência Blueberry e criador do método Conversão Extrema.
Segundo a pesquisa Perfil do E-Commerce Brasileiro, da BigDataCorp, publicada em janeiro deste ano, existem 2,2 milhões de lojas virtuais no país, a maioria delas pequenas empresas que vendem produtos focados em um nicho de mercado.
Oportunidades não faltam. Exemplo disso é que na categoria dos consumidores que mais fazem compras on-line estão o público classe A, pessoas na faixa etária dos 25 a 34 anos e pais de crianças até 12 anos.

Marketing digital é necessidade
Neste cenário, aponta Tessmann, o marketing digital não é mais uma opção, mas uma necessidade para empresas que desejam se diferenciar no disputado mercado brasileiro e alcançar públicos-alvo bem específicos, algo impensável no modelo tradicional de publicidade. Isso vale tanto para grandes varejistas quanto para pequenos empreendedores.
A principal arma nesta batalha são os anúncios on-line, que oferecem uma combinação de alcance, segmentação e mensuração, permitindo que as empresas se conectem de maneira mais eficaz com seus potenciais consumidores. "Os anúncios on-line tem grande vantagem em relação ao formato tradicional. Eles permitem medir os resultados com precisão e potencializar o que está chamando a atenção dos consumidores para gerar o máximo de retorno sobre o investimento", pontua o especialista, que já desenvolveu campanhas digitais para mais de 2 mil negócios de diversos segmentos.
 
Efetividade dos anúncios on-line

Os dados do relatório do IAB Brasil confirmam a efetividade da ferramenta. Oito em cada 10 consumidores brasileiros já compraram depois de ver um anúncio on-line e quase metade costuma clicar no anúncio para conseguir mais informações sobre produtos e serviços. Não é à toa que empresas de diversos setores tem direcionado seus orçamentos de marketing para anúncios on-line também. Dados do IAB Brasil apontam que o investimento em publicidade digital no Brasil alcançou o patamar dos R$ 30 bilhões em 2023, o que representa um crescimento de 22% em relação ao ano anterior. "Não importa o tamanho ou segmento da empresa ou negócio, os anúncios on-line democratizaram o acesso ao marketing. Pequenas e médias agora podem competir de igual para igual com grandes varejistas se tiverem estratégias de marketing digital bem ajustadas", avalia Tiago Tessmann.
 
Vantagens dos anúncios online
 
Em relação aos formatos tradicionais de publicidade,Tiago Tessmann aponta ao menos três grandes diferenciais dos anúncios on-line:
 
Alcance e segmentação: capacidade de chegar a audiências globais e segmentar anúncios de acordo com demografia, interesses e comportamento do consumidor;
 
Custo-efetividade: maior controle sobre os gastos com publicidade, com opções de pagamento por clique, impressão ou conversão;

Mensuração e análise: ferramentas de análise detalhada que permitem monitorar o desempenho das campanhas em tempo real, facilitando ajustes para otimizar resultados.
 
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Sobre Tiago Tessmann:

Tiago Tessmann é um dos principais nomes do marketing digital no Brasil, criador do método 'Conversão Extrema'. Com uma trajetória que inclui a transição de DJ e gerente de uma loja de autopeças para especialista em marketing digital, Tessmann tem ajudado inúmeras empresas a alcançar o sucesso por meio de estratégias inovadoras e eficazes.


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