Coluna do Dino: Moradores de rua

                                    MORADORES DE RUA

Não apenas a capital catarinense sofre com essa questão de vulnerabilidade social envolvendo centenas de pessoas pelas ruas da cidade nos últimos anos. A coluna que escrevo aqui no JBFoco a muitos anos, já abordou essa questão dessas pessoas, muitas vindas para cá em busca de uma nova oportunidade, mas outras que simplesmente se beneficiam dos serviços gratuitos oferecidos e não querem voltar para suas cidades de origem. Passagens são fornecidas, algumas cidades como Florianópolis até oferece cursos de qualificação, além das refeições e moradia, e, mesmo assim, muitos preferem ficar nas ruas perambulando e nenhuma autoridade constituída pode fazer nada. A lei é bem explicita: todos tem o direito de ir e vir e ninguém é obrigado a ir embora da cidade. Enquanto isso, aqueles de má fé, (são muitos por sinal) acabam praticando crimes, fugindo da justiça e matando inocentes, como foi o caso do estudante de 17 anos, morto no centro da capital. Até quando essa situação?

                                 POLÍCIA MUNICIPAL

 Há discussão em Brasília, mesmo com decisão já tomada pela Suprema Corte, da mudança de finalidade das atribuições das Guardas Municipais, transformando essas unidades em Polícia Municipal. Aliás, para quem não sabe, já existem polícias municipais em alguns estados, entre eles, o Ceará. Claro, isso não mudaria em nada a atribuição dos que já fazem os nossos guardas como força auxiliar da PM ou mesmo da civil, mas dá uma nova dinâmica na sua funcionalidade em todo país. O Projeto de Lei 1316/21 determina que as guardas municipais também possam polícias municipais e que os integrantes dessas corporações possam ser chamados policiais municipais. O autor é Nereu Crispim (PL-RS). A reforma administrativa aprovada pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados em setembro de 2023 prevê a transformação das Guardas Civis Municipais (GCM) em Polícias.

                                   TRÂNSITO NA BEIRA MAR EM FLORIPA

Meu colega, Diogo de Souza (ND) tem toda razão em tocar nesse assunto que já falei em 2014, sobre a velocidade na Avenida Beira-Mar Norte em Florianópolis. A velocidade permitida é de 80 km /h, mas existem motoristas ultrapassando esse limite com velocidade até superior e causando acidentes. Outro fato relevante: A pista sentido centro-bairro até poderia diminuir esse limite, justamente por ser uma pista utilizada apenas para parada de ônibus, caminhões e as entradas em escolas. Acho que é um assunto para que se possa discutir e repensar. Motoristas utilizando os bolsões da Beira-Mar Norte para ganhar tempo é coisa sem noção.

                                  PERDA NO SETOR EMPRESARIAL

Fernando Nunes Füchter, do setor empresarial de veículos, é mais uma vítima do ELA-doença que vem matando muita gente no país. Essa doença degenerativa, ou Esclerose Lateral Amiotrófica é uma doença que afeta o sistema nervoso de forma degenerativa e progressiva e paralisia motora irreversível. Só no estado são mais de 3166 pacientes. Nossos sentimentos aos familiares do Fernando, que nos deixa aos 46 anos de idade.

                                             FERNANDA KLEINEBING

Apesar do sobrenome, a bela jornalista Fernanda Kleinebing, nada tem a ver com a família do ex-governador Vilson Kleinubing. Fernanda, de apenas 23 anos, assumiu recentemente, a função de Diretora da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Florianópolis. Fernanda já atuou no executivo estadual e está sendo o braço direito do secretário Bruno Oliveira.

WhatsApp