Coluna do Décio: Como surgiu a FAMABI? A história que poucos sabem

O Partido Verde de Biguaçu idealizou a entidade em 2008

Foto: Nova sede da FAMABI, entidade idealizada pelo Partido Verde de Biguaçu em 2008 (Foto Divulgação)

Ontem (04/04/2024) foi inaugurada a nova sede da Fundação do Meio ambiente de Biguaçu (FAMABI). O prédio, que custou mais de 1,2 milhão de reais (dinheiro oriundo de compensação ambiental sem custo para a prefeitura), fica no bairro Praia João Rosa quase em frente a lagoa do Amilton. No evento, que reuniu prefeito e vice, vereadores, secretários municipais, empresários, equipe de servidores da entidade ambiental e inúmeras outras autoridades, enalteceu-se a importância da fundação e um relato da assinatura do TAC (termo de ajuste e conduta) feito em 2011 que amarrou o compromisso de algumas empresas em construir a sede que ontem virou realidade.

Mas poucos sabem como surgiu a FAMABI e como esse colunista, que já foi superintendente da instituição, participou desse processo. Vale o registro para posteridade.  

O empresário José Castelo Deschamps queria se candidatar a prefeito de Biguaçu nas eleições de 2008 pelo partido progressista (PP). E por causa disso começou a trabalhar para conseguir apoio de outras siglas partidárias como o recém partido verde da cidade.

O PV era presidido na época pelo advogado Alfredo Silva Júnior e tinha como filiado Décio Baixo Alves (esse colunista), proprietário do Jornal Biguaçu em Foco e Henrique Azevedo, filho do ex-prefeito da cidade, João Brasil de Azevedo (in memorian).

O PV queria apoiar Castelo em troca de dois compromissos que o empresário deveria assumir com o partido: criar uma entidade ambiental que fiscalizasse e regularizasse as questões ambientais do município e iniciasse o processo de trazer um hospital para Biguaçu.

Essas solicitações foram feitas num encontro com o empresário na casa de Henrique Azevedo. O trio já levou uma minuta de como poderia criar a entidade. Essa documentação jurídica foi feita depois de uma consultoria com um integrante do governo de São José (já existia uma entidade ambiental no município vizinho) que ajudou os “verdes” a elaborar o documento que criaria a FAMABI. Eleito, Castelo honrou o compromisso e a entidade ambiental surgiu em 2009. O primeiro superintende foi Henrique de Azevedo e mais tarde esse colunista também assumiu o cargo. Hoje a FAMABI é referência no estado.


WhatsApp