Biguaçu: Em Foco Podcast entrevista Salmir Silva

Prefeito de Biguaçu falou sobre os projetos para o município

Salmir foi convidado para o programa de estreia. (Foto: Divulgação)

O Em Foco Podcast, apresentado pelo diretor dos Jornais Em Foco, Décio Baixo Alves, foi ao ar esta semana veiculando a primeira entrevista. E o convidado do programa foi o prefeito de Biguaçu, Salmir Silva. A conversa girou em torno da vida empresarial e política do prefeito, os planos da prefeitura para o município e sobre os planos de sucessão. 

Salmir Silva é natural do município, da região de Sorocaba de Fora. Filho de professora, estudou em escolas municipais até ir para a Escola Técnica, em Florianópolis. Aos 17 anos foi estagiário da empresa Perdigão, na cidade de Capinzal, de lá foi estagiar na WEG, em Jaraguá do Sul, época em que fazia faculdade em Blumenau.

Ao voltar com a esposa para Biguaçu, foi morar com os pais em um terreno na divisa de Antônio Carlos e trabalhar na empresa de tecnologia do irmão, na parte de implantação de sistema, atendendo clientes por todo o Estado.
Com o tempo, ele decidiu montar um negócio próprio em Biguaçu, foi quando abriu a Litoral Parafusos, atendendo clientes de Governador Celso Ramos, Antônio Carlos e São José.

Sobre sua entrada na política, Salmir confessou que tudo começou em forma brincadeira. Candidatou-se a vereador em 2016 e conseguiu se eleger já na primeira campanha, sendo presidente da Câmara Municipal em 2019.

A candidatura a prefeito aconteceu após o convite do partido, ao qual Salmir respondeu após um tempo, aceitando, mas com um porém, ele assumiria toda a organização da campanha. A coligação MDB e PODEMOS deu um resultado muito significativo no resultado das urnas. 

Falando sobre sua gestão à frente da Prefeitura Municipal de Biguaçu, recentemente, foi feito um financiamento de R$ 20 milhões com a Caixa Econômica Federal para realização de obras do município. Com este valor, estamos concluindo a obra da nova sede administrativa do município, na Rua São José. Lá, as obras já iniciaram e a previsão de conclusão é de nove meses. O objetivo é juntar as secretarias para facilitar o atendimento e dar mais conforto ao cidadão que precisa ir até a prefeitura, além de gerar uma grande economia de aluguel.

Outras obras que estão sendo realizadas com este recurso são a da sede própria da Câmara de Vereadores, da reforma da unidade escolar da Praia João Rosa, reforma e ampliação da unidade escolar São Tomás de Aquino, além de dar início a pavimentação de, pelo menos, cinco ruas.

Em projeto, há várias outras obras ainda.

“Cabe aqui ressaltar que estas obras dizem respeito a verba do financiamento. Mas nós temos várias outras acontecendo, que são de convênios com o Governo do Estado e Federal, e também com recursos próprios”, explicou o prefeito.

Uma das promessas de campanha de Salmir foi a construção da Policlínica na região sul do município. Questionado por Décio, o prefeito revelou que nesta obra está sendo utilizada a contrapartida dos prédios da MRV, o terreno é do município e a obra já começou. Deve ser entregue à população daqui um ano.

Para a região sul, que tem um volume considerável de moradores, há uma atenção especial da prefeitura, com propostas de pavimentação, drenagem e área de lazer.

Salmir aproveitou a oportunidade para falar sobre o Molhe, que é um projeto de macrodrenagem da região de Biguaçu. Hoje, as obras de macrodrenagem já apresentam um resultado bem significativo, um exemplo é a conclusão da obra de macrodrenagem do bairro Vendaval, que estava praticamente parada e foram retomadas na gestão atual. Tudo para evitar os alagamentos e cheias que aconteciam anteriormente e a construção do Molhe teria com essa finalidade. 

Outro assunto abordado durante a entrevista foi a possível construção de uma Beira Mar em Biguaçu. Décio lembrou que, no início da gestão, Salmir se reuniu com Topázio Neto e Orvino Coelho, prefeitos de Florianópolis e São José, para falarem sobre o projeto. Salmir afirmou que, na ocasião, se colocou à disposição para dar andamento ao projeto, porém, 

o valor e modelo de captação de recursos adotados pelos outro dois municípios não se encaixavam com Biguaçu, porque eles trabalham com recursos estrangeiros e são linhas de financiamento que funcionam somente para cidades que possuem um número mínimo de habitantes. Mas a ideia ainda existe e estão vendo saídas para colocar o projeto em prática.

Sobre as obras realizadas para o interior do município, o prefeito ressaltou que há várias em andamento no Bom Viver, Janaina, Chacara Fabiana entre outras localidades, porque a população de lá também precisa de qualidade de vida.

“Montamos uma estratégia de trabalho na região do interior para que as chuvas não destruíssem as estradas. Fizemos tubulações, substituímos algumas que já não comportavam, ações diferentes das que fazemos em regiões mais urbanizadas”, explicou, enfatizando que há certas ações realizadas em determinadas regiões que são diferentes das outras. Já as que são comuns a todas as regiões estão sendo realizada, como as reformas das escolas e creches, reforçando a saúde do município e promovendo capacitação profissional da população. Também estamos com o Plano Diretor em revisão, é a oportunidade para a sociedade dizer o que ela pensa. Basta acompanhar as audiências públicas que são anunciadas em várias mídias.

Finalizando a entrevista, Salmir declarou que a relação da Prefeitura com a Câmara está em harmonia, dando bons resultados. Com relação ao Governo do Estado, tivemos alguns contratempos, principalmente sobre repasse de verbas para as obras do município, mas estamos trabalhando para chegar a uma solução comum. A mesma coisa em relação ao Governo Federal, sem julgamento de partidos.

Sobre reeleição, Salmir concluiu que só será candidato a reeleição caso a população solicite.

Confira a entrevista completa no link


WhatsApp